Dr Agenor Fatores de Risco das Doen as Card acas
559 palavras
3 páginas
FATORES DE RISCO DAS DOENÇAS CARDÍACASOs principais fatores de risco para as doenças cardíacas são: colesterol elevado, hipertensão arterial, obesidade, fumo, sedentarismo, diabetes, stress elevado, uso de anticoncepcionais, hereditariedade, idade elevada, sexo. Os três últimos fatores são considerados aquele que os médicos não poderão modificá-los, uma vez que o indivíduo filho de cardiopatas, cujas doenças aparecem logo cedo na vida, tem maior chance de desenvolver aquele tipo de doença que os pais apresentarem.
A idade também é uma questão obvia, pois os indivíduos mais velhos tem uma chance maior de ter doença cardíaca, pela própria evolução natural do ser humano, e com relação ao sexo, os homens apresentam doença coronariana tipo angina ou infarto, primeiro que as mulheres, geralmente acima dos quarenta anos e acima dos cinqüenta anos nas mulheres, por isso esses fatores citados por último, são imutáveis e servem para constatação.
Os primeiros fatores citados, como o fumo, por exemplo, que é um produto totalmente nocivo ao coração levando a aumentar mais de duas vezes a chance do indivíduo um ataque cardíaco, é um fator que poderá ser eliminado dos fatores de risco, se o indivíduo interromper o vício do tabagismo.
A hipertensão arterial , que além de prejudicar o coração e tornar no futuro um órgão sem força de contração, levando a insuficiência cardíaca, poderá causar o acidente vascular cerebral, que as vezes é pior que o próprio infarto do miocárdio ou a insuficiência renal que leva a perda dos rins, com necessidade do uso definitivo do aparelho de hemodiálise. Portanto é um fator que poderá ser quase eliminado dos riscos da doença que ele pode gerar com controle adequado dos níveis pressóricos pelos medicamentos.
O colesterol e demais gorduras sanguíneas elevadas, também é um fator de doença cardíaca coronariana grave levando á obstrução das coronárias como também as artérias cerebrais, artérias periféricas, provocando um índice maior do infarto do