DPOC
Discentes: MACHADO, Ana Paula¹; VIERO, Fernanda Tibolla²; LUZ, Milene Delavy da ³
Docente: César Trojahn
Introdução
A doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) é caracterizada por uma limitação irreversível no fluxo de ar pulmonar associada com inflamação crônica e hipersecreção de muco (bronquite crônica) e pela destruição patológica dos espaços aéreos alveolares que conduzem a enfisema. (GOLDMAN, 2009)
É uma doença progressiva e está relacionada a uma resposta inflamatória anormal dos pulmões à inalação de partículas e/ou gases tóxicos, principalmente à fumaça do tabaco, sendo uma das principais causas de incapacidade e mortalidade. (ISSOBE, 2012)
Objetivo
Observar a prevalência de fumantes na região sul do Brasil e a relação com a morbidade da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica encontrada no município de Carazinho- RS.
Metodologia
O estudo baseou-se em revisão bibliográfica por meio de publicações científicas nos bancos de dados: Scielo e Pubmed. Além disso, utilizou-se de dados epidemiológicos contidos no DATASUS.
Resultados
Fazer tabela com fumantes da região sul que é alta com a menor região no ano 2012.
Fazer tabela com morbidade de carazinho 2012 68 e 2013- 89
Conclusão
Relação com fumante e carazinho
Portanto, a cessação do tabagismo é o melhor caminho na busca pela melhoria da qualidade de vida do doente, pelo fato da diminuição da incapacidade física, a hipoxemia, e revertendo a intolerância ao exercício.
Bibliografia
COSIO, Manuel; GUERASSIMOV, Alexei. "Chronic Obstructive Pulmonary Disease", American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine (1999). Disponível em: Acesso em: 13 mai. 2014.
DATASUS. Ministério da Saúde. Disponível em: < http://www2.datasus.gov.br/DATASUS/index.php>. Acesso em: 13 mai. 2014.
ISSOBE, Marlon. DPOC e tabagismo: um binômio perigoso. Disponível em: < http://www.uezo.rj.gov.br/tccs/ccbs/marlon-akio-da%20silva-issobe.pdf>. Acesso em: 14 mai. 2014