Dp gestao e empreendedorismo
Unidade I
1. Exercício 1
Fernando Dolabela, em seu livro “Pedagogia Empreendedora” afirma que: “Empreender não significa apenas criar novas propostas, inventar novos produtos ou processos, produzir novas teorias, engendrar melhores concepções de representação da realidade ou tecnologias sociais. Empreender significa modificar a realidade para dela obter a auto realização e oferecer valores positivo para a coletividade, significa engendrar formas de gerar e distribuir riquezas materiais e imateriais por meio de ideias, conhecimentos, regras, artes, filosofia.” A análise do texto pode concluir que:
A - Cabe ao empreendedor provocar a melhoria social, em virtude da evidente incapacidade governamental de fazê-lo.
B - Empreender não significa produzir novas teorias.
C - Criar novas propostas não é essencial ao empreendedorismo.
D - Empreender é essencial para ser feliz.
E - O empreendedor pode obter a auto-realização, através da modificação da realidade.
Resposta Correta: Alternativa E
Justificativa: O empreendedor é aquele individuo capaz de modificar sua realidade através de seu espirito proativo, inovador. Mas para garantir sua auto-realização o empreendedor não tem uma formula mágica, ele precisa fazer as coisas com inteligência, sabendo que a capacidade para realizar determinadas coisas está dentro de nós mesmos.
2. Exercício 2
A administração e o empreendedorismo são características comuns da sociedade humana e tem uma grande importância no contexto histórico. De onde vem essa importância? Senhores feudais e reis do passado e presidentes de hoje, foram e são administradores que tomam decisões que influenciam o cotidiano da humanidade e, às vezes, mudam o rumo da história. Napoleão, com a Revolução Francesa, e o iluminismo, mudou as concepções da época e inclusive, alterou a história do Brasil, fazendo que a família Real viesse para o Brasil mudando a história do