Downloadfile
Disciplina Concentração Mineral
Assunto: Flotação na Indústria Mineral
Flotação
Flotação uma técnica de concentração mineral de natureza físico-química, que explora as diferenças de características superficiais dos minerais com o auxilio de compostos químicos. Este processo atua explorando as interfaces entre sólido e liquido do sistema. Porque Flotação?
De acordo Carlos Adolpho Baltar a flotação é a mais versátil técnica de beneficiamentos de minérios, sendo também a mais complexa. Essa técnica teve grande sucesso por possuir ampla aplicabilidade, ser precisa e possuir tolerância a partículas finas.
Principio da Flotação? A flotação é um método de concentração mineral que têm no uso de reagentes químicos como grande diferencial entre as outras técnicas. Já que o uso de reagentes como os coletores, espumantes, depressores e reguladores de ph. Cada reagente vai ter uma função singular no processo o coletor, por exemplo, tem a função de acentuar o potencial de hidrofobicidade do material ou matérias de interesses. Enquanto que o espumante tem a função de tornar mais estável a bolha aumentando assim a sua vida útil tornando mais eficiente a interação partícula-bolha. Já os depressores possuem a função de deprimir materiais que podem atrapalhar a eficiência do processo. E os reguladores do pH tem a função de aumentar ou diminuir o pH da polpa até atingir o pH ótimo da polpa, onde ocorrerá maior interação bolha-partícula.
Equipamento de Flotação?
A flotação convencional é realizada em equipamentos denominados células mecânica de flotação . O equipamento consiste em um simples tanque, dotado de sistemas de agitação, aeração (adição de ar), controle de nível da polpa e raspagem de espuma.
Como funciona a célula de flotação? A célula possui um sistema de agitação com um eixo vertical que gira dentro de um tubo concêntrico. O eixo é ligado, na parte superior, a um sistema de acionamento e na parte inferior ao rotor – responsável