dowgllas
9996 palavras
40 páginas
A PESQUISA COMO PROCESSOO objetivo da ciência é elaborar o conhecimento, tentando desvendar a verdade. Os pesquisadores buscam, com seus estudos ordenados e sistemáticos, respostas a questões que se constituem na base do conhecimento de cada profissão.
1 – Fontes
Este conhecimento pode ter como fonte a tradição, que sob o ponto de vista cultural, é aceita como verdade. As autoridades que são os peritos possuem conhecimentos especializados, porém limitados, considerando a natureza humana. Outra fonte é a experiência pessoal que apresenta limitações como a restrição para generalizar e ter embutido valores e preconceitos subjetivos, que permeiam e convivem com cada homem. O método de tentativa e erro, embora prático, é falível, ineficiente, desorganizado e, às vezes, tem soluções imprevisíveis. Já o raciocínio lógico é limitado porque a dedução depende da precisão da informação que embasa o processo, além do raciocínio que pode ser impreciso.
Portanto, só resta o método científico que combina o
[...] raciocínio lógico com outros aspectos para criar um sistema de solução de problemas que, embora falível, é mais confiável do que a tradição, a autoridade, a experiência ou a tentativa e erro, por si sós (POLIT; HUNGLER, 1995, p.13).
2 - Características do método científico
O método científico de investigação refere-se a um conjunto genérico de procedimentos ordenados, disciplinados e objetivando adquirir informações seguras e organizadas sobre um determinado fato, fenômeno ou processo social. A pesquisa científica representa a explicação do método de estudo de um assunto de interesse, definido como investigações controladas e sistemáticas que são fundamentadas na realidade objetiva que buscam desenvolver conhecimentos gerais acerca de fenômenos naturais. O método científico tem como características:
- Ordem e sistematização – De um simples estudo até uma pesquisa relevante o suficiente para alterar conceitos estruturais da humanidade, o método