Doutrina positivista – augusto comte
DOUTRINA POSITIVISTA – AUGUSTO COMTE
REVOLUÇÃO FRANCESA
CURSO: 1º ANO DE ADMINISTRAÇÃO
Introdução
Esse trabalho tem por objetivo apresentar uma síntese do Positivismo destacando seu iniciador e sua influência e da Revolução Francesa.
Síntese
Positivismo
O positivismo é uma corrente filosófica que surgiu na França no começo do século XIX. Os principais idealizadores do positivismo foram os pensadores Augusto Comte e John Stuart Mill. Esta escola filosófica ganhou força na Europa na segunda metade do século XIX e começo do XX, período em que chegou ao Brasil.
O positivismo defende a ideia de que o conhecimento científico é a única forma de conhecimento verdadeiro. De acordo com os positivistas somente pode-se afirmar que uma teoria é correta se ela foi comprovada através de métodos científicos válidos e não por reflexões e juízos.
O positivismo Comtiano não pretende ser somente uma filosofia, mas também mostrar a necessidade de uma reforma social fundamentada na descrição e análise objetiva dos fatos ou fenômenos.
Comte formulou a "lei dos três estados" da evolução humana:
• Oestado teológico, em que a humanidade vê o mundo e se organiza a partir dos mitos e das crenças religiosas;
• Oestado metafísico, baseado na descrença em um Deus todo-poderoso, mas também em conhecimentos sem fundamentação científica;
• Oestado positivo, marcado pelo triunfo da ciência, que seria capaz de compreender toda e qualquer manifestação natural e humana.
Comte também criou uma religião, que para ele é a religião da humanidade; tal filosofia surgiu de sua obra Sistema de Política Positiva (1851-1854). Comte achava que as religiões em sua intimidade não se baseavam em conceitos divinos ou doutrinários de um Deus, mas sim na moralidade. Sendo assim, nada mais interessante do que uma religião pautada no humano, com contratos sociais práticos e