Doutrina Espírita
A seguir são apresentadas as principais obras publicadas por Allan Kardec, entre as quais encontram-se as chamadas obras fundamentais do espiritismo.
O Livro dos Espíritos
O Livro dos Espíritos, publicado em 1857, contém os princípios da Doutrina Espírita.
O Livro dos Médiuns
O Livro dos Médiuns, ou Guia dos Médiuns e dos Evocadores, foi publicado em 1861 e fala sobre o caráter experimental e investigativo do espiritismo e contém a teoria de todos os gêneros de manifestações.
O Evangelho Segundo o Espiritismo
O livro O Evangelho Segundo o Espiritismo, publicado em 1864, contém a explicação do Cristianismo, sua aplicação e sua concordância com o Espiritismo.
O Céu e o Inferno
O livro O Céu e o Inferno, ou A Justiça Divina segundo o Espiritismo, foi publicado em 1865 e se divide em duas partes: a primeira apresenta exame crítico da doutrina católica. E a segunda, contém vários exemplos de sobre a situação dos Espíritos no mundo espiritual e na Terra.
A Gênese
O livro A Gênese, ou Milagres e as Predições segundo o Espiritismo, foi publicado em 1868 obra composta de três partes. A primeira parte trata da Gênese, isto é, da formação dos mundos e da criação dos seres animados e inanimados. A segunda parte, dos milagres. E a terceira parte explica como e porque podem haver previsões de coisas futuras.
Obras Complementares.
A seguir são apresentadas obras publicadas por Allan Kardec, que servem de complemento às obras fundamentais da doutrina espírita.
O Que é o Espiritismo?
O livro O Que é o Espiritismo, publicado em 1859, é uma introdução didática sobre o mundo dos espíritos.
Viagem Espírita em 1862
O livro Viagem Espírita em 1862 reúne relatos e transcrição dos discursos de Kardec em sua viagem de divulgação pela França naquele ano.
Instruções Práticas sobre as Manifestações Espíritas
O livro Instruções Práticas sobre as Manifestações Espíritas, publicado em 1858, contém instruções práticas