doutrina espírita
Mesa Branca: A “mesa” em si é um objeto indispensável nas sessões uma vez que serve de apoio e contato material para os trabalhos de um modo em geral. É, em volta da “mesa”, que os médiuns se reúnem para uma sessão;. Mesa branca também foi um termo desenvolvido para diferenciar o Espiritismo de outras crenças, como a Umbanda e o Candomblé.
Água Fluidificada: A água fluida ou fluidificada é um recurso freqüentemente utilizado em diversas casas espíritas para complementar o tratamento através dos passes. A água que as pessoas utilizam no estudo (culto) do evangelho no lar tem por objetivo a fluidificação da água, ou seja, sua magnetização com fluidos (energias) mais puras. Neste caso a água recebe as energias doadas pelos amigos espirituais e ajuda no equilíbrio do corpo físico e espiritual de quem ingeri-la. proposta de protótipo
O caminho existente na obra representa as etapas da elevação espiritual, o caminho tem início no lodo, representa uma fase onde ainda estamos na matéria, não abandonamos o egocentrismo, uma fase onde não se leva em consideração o próximo, não praticando as boas ações devidas. Do lodo, passamos para o caminho de pedras, onde é o caminho de purificação, onde se há ganho de sabedoria, e vão se adotando novas atitudes mentais e assim mudando a forma de agir do ser. O espírito então, passa por uma longa etapa de evolução, para assim chegar ao caminho das flores, que representa a elevação plena do espírito, neste nível, o espírito já está em plena conformidade com todos os elementos terrenos, e a vontade do criador, onde não há mais existência da matéria, se abole o ego, é uma fase de extrema bondade, solidariedade e amor. Os caminhos representam em si a aprendizagem de cada espírito, sua evolução em busca de elevação espiritual, e essa evolução e aprendizado é obtida através de várias reencarnações.