doutora
A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), fundada em 1968, localiza-se às margens da rodovia Washington Luis. Possui uma área de 643.08 ha, antigamente ocupada pela Fazenda Trancham, que foi expropriada pela prefeitura.
As instalações da antiga fazenda foram adaptadas para receber a administração, as salas de aula e os laboratórios. Na época da expropriação a fazenda estava desativada, apresentando culturas perenes improdutivas, mais de um milhão de eucaliptos e áreas com infra-estrutura rural.
Possui uma área de Reserva Legal que equivale a 22,26% da área do campus onde não é permitida a derrubada de florestas nativas, primitivas ou regeneradas, ou qualquer atividade que tenha como resultado imediato a retirada ou perecimento do estrato arbóreo da vegetação (art. 16, § 2° da Lei 4.771/65, com redação dada pela Lei 7.803/89).
Está subdividida em quatro glebas (A, B, C e D), distribuídas na área não urbanizada que apesar de serem caracterizadas pelo uso não intensivo do solo, estão sujeitas a incêndios periódicos. Somente 82,80% da área da Reserva Legal (18,44% da área total do campus) compreendem vegetação nativa; os 27,20% restantes apresentam coberturas do solo diversas. Essas áreas de vegetação natural são mantidas para utilização em atividades de pesquisa, ensino e extensão.
Uma das atividades de extensão realizada nessa área localizada ao norte do campus é o projeto de extensão “Visitas Orientadas à Trilha da Natureza”, criado em 1992, por professores do departamento de Botânica. Este projeto tem como principal público estudantes do ensino fundamental e médio, mas atendem também outros grupos interessados.
Tem como objetivos: sensibilizar os visitantes quanto à importância da conservação do ambiente a partir de um contato direto com a natureza; compartilhar os conhecimentos gerados na universidade com a comunidade sancarlense; contribuir para a formação dos estudantes da UFSCar (CAMARGO et all, 2006).
O percurso da