Doutor
Texto base: Mateus 1.21
Introdução
O Texto de Mateus no capitulo 1º, nos versos 18 a 25, narra o nascimento D’aquele que viria a marcar a historia da humanidade, alguém tão importante que se tornou um divisor de eras, pois após sua passagem por esta terra a historia ficou dividida em “Antes de Cristo” e “Depois de Cristo”.
Jesus Cristo talvez seja o ser que desperta os maiores paradoxos na vida dos homens. Pois acredite, existe uma grande diferença entre o que muitos pensam que Ele é, e o que realmente de fato Ele é.
Frase de transição: Quem Jesus é...
1) para Deus?
1 - O filho amado
Ref.: Mt 3.17 “E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.” (ARC)
Nesta declaração divina, após Jesus emergir das aguas batismais no Rio Jordão, o texto narra que após tendo descido o Espírito Santo em forma como que de uma pomba sobre Ele, uma voz se ouviu do céu, fazendo esta tão bela confissão.
Aqui Deus revela o prazer Ele tem de Seu Filho. Pois Jesus é um filho querido, obediente, que sempre foi totalmente aprovado por Deus, pois Ele só trazia alegria e satisfação ao Pai.
Ele é o filho amado em quem o pai somente tem prazer.
Comprazo, do grego eudokeo, pensar bem, aprovar, estar satisfeito. Jesus sempre trouxe alegria e satisfação para o Pai.
É o filho amado, pois Ele veio e cumpriu fielmente aquilo que era plano de Deus, pagou o preço e resgatou o homem perdido. Capaz de obedecer e atender todas as suas expectativas.
2) para os homens?
I – Alguém que pode suprir suas necessidades
Ref.: Jo 6.26 “Jesus respondeu e disse-lhes: Na verdade, na verdade vos digo que me buscais não pelos sinais que vistes, mas porque comestes do pão e vos saciastes.” (ARC)
Neste texto podemos observar que na mentalidade de muitos contemporâneos de Jesus, Ele apenas era um meio de se alcançar a suficiência de recursos básicos.
Podemos observar que para muitos, Jesus era apenas alguém que tinha poder para realizar milagres,