Doutor
Prof. Michelyne Faria
1 – Constituição
É um tipo especial de Tecido Conjuntivo, constituído por células que armazenam gorduras,os adipócitos; Podem ser encontrados isolados ou em pequenos grupos no TC frouxo, mas na maioria estão em grandes agregados constituindo o Tecido Adiposo espalhado pelo corpo; Em pessoas de peso normal, corresponde a 20-25% do peso corporal na mulher e de 15-20% no homem.
2 - Funções
- Armazenamento de energia (triglicerídeos);
- Modelador de superfície; sendo responsável pelas
-
diferenças de contorno entre o corpo da mulher e do homem; Amortecedor, forma coxins absorventes de choques (planta dos pés e na palma das mãos); Isolamento térmico, já que as gorduras são más condutoras de calor; Preenchimento de espaços entre outros tecidos, auxiliando manter certos órgãos em posições normais. Atividade secretora – sintetizando diversos tipos de moléculas.
3 – Classificação:
Há 2 variedades, de Tecido Adiposo (TA) que apresentam distribuição no corpo, estrutura, fisiologia e patologia diferentes: 1) unilocular (gordura branca): cujas células quando completamente desenvolvidas, contem apenas uma gotícula de gordura que ocupa quase todo o citoplasma; 2) multilocular (pardo): formado por células que contém numerosas gotículas lipídicas e muitas mitocôndrias; - Altamente especializado, é encontrado nos mamíferos recém nascidos e em alguns animais que hibernam, exercendo importante papel na regulação da temperatura. É pouco encontrado em adultos.
Tecido Adiposo Unilocular
Células adiposas: grandes, poliédricas, envoltas por uma lâmina basal, membrana plasmática com vesículas pinocíticas; coloração pode variar de branco a pardo, dependendo da dieta e em função da quantidade de carotenóides dissolvidos nos lipídios. constituído por células adiposas que contêm uma gotícula lipídica envolta por uma rede de filamentos intermediários; todo o tecido adiposo no homem adulto é do tipo unilocular sendo seu acúmulo