DOSSIÊ: OS MINERAIS NA ALIMENTAÇÃO
Dossiê minerais
DOSSIÊ:
OS MINERAIS
NA ALIMENTAÇÃO
Os minerais são substâncias nutritivas indispensáveis ao organismo, pois promovem desde a constituição de ossos, dentes, músculos, sangue e células nervosas até a manutenção do equilíbrio hídrico. Os minerais são, no mínimo, tão importantes quanto às vitaminas para auxiliar a manter o organismo em perfeito estado de saúde. Porém, como o organismo não pode fabricá-los, devese utilizar fontes externas, como os alimentos e os suplementos nutritivos para assegurar uma ingestão adequada. Após serem incorporados no organismo, os minerais não permanecem estáticos, sendo transportados por todo o corpo e eliminados por excreção.
48
FOOD INGREDIENTS BRASIL Nº 4 - 2008
www.revista-fi.com
O
s minerais são elementos inorgânicos
(geralmente
um metal), combinados com algum outro grupo de elementos químicos, como por exemplo, óxido, carbonato, sulfato, fósforo etc. Porém, no organismo, os minerais não estão combinados desta forma, mas de um modo mais complexo, ou seja, quelados, o que significa que são combinados com outros constituintes orgânicos, como as enzimas, os hormônios, as proteínas e, principalmente, os aminoácidos. Os alimentos naturais são as principais fontes de minerais para o organismo, tanto os de origem vege tal como animal. Nestes alimentos, o mineral se apresenta na forma de um complexo orgânico natural que já pode ser utilizado pelo organismo.
Porém, os alimentos nem sempre são suficientes em qualidade e quantidade para satisfazer a neces sidade do organismo e, nesse caso, é preciso recorrer aos suplementos minerais. A quelação, definida como um processo onde o mineral é envolvido pelos aminoácidos, formando uma espécie de esfera com o mineral no centro, evitando que reaja com outras substâncias. É um proces so natural pelo qual os elementos inorgânicos minerais são transfor mados em formas orgânicas, que podem ser