Dossie
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
POLO DE FEIRA DE SANTANA
FORMAÇÃO SOCIAL, ECONÔMICA E POLÍTICA
DO BRASIL
DESAFIO DE APRENDIZAGEM
FEIRA DE SANTANA
2010
FORMAÇÃO SOCIAL, ECONÔMICA E POLÍTICA
DO BRASIL
DESAFIO DE APRENDIZAGEM
Trabalho referente ao desafio de aprendizagem, apresentado ao Curso de Serviço Social da Faculdade Anhanguera, como requisito para a obtenção de nota do semestre.
FEIRA DE SANTANA
2010
INTRODUÇÃO
Teve inicio com a expansão marítima a formação política, econômica e social do Brasil, pois vendo a dificuldade em se fazer comércio entre o Ocidente e o Oriente através do Mediterrâneo, possibilitou o surgimento de novas rotas, para que desse continuidade ao comercio europeu. Quando se iniciou a colonização efetiva iniciaram os conflitos entre os portugueses e índios, pois os índios não aceitavam as imposições dos colonizadores, por este motivo, os colonizadores passaram a buscar os seus escravos em outro lugar: a África.
O segundo reinado foi uma época de grande progresso cultural e industrial, com o crescimento e a consolidação da nação brasileira como um país independente, como a gradativa libertação dos escravos negros e o incentivo de imigração para a força de trabalho brasileira.Um dos grandes colaboradores para o enriquecimento histórico da formação do Brasil foi Getúlio Vargas ele criou, por exemplo, novos ministérios - como o Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio e o Ministério da Educação e Saúde -, e nomeou interventores de estados. Na prática, os estados perdiam grande parte da sua autonomia política para o presidente. Continuou com a Política de Valorização do Café (PVC) e criou o Conselho Nacional do Café e o Instituto do Cacau atendendo assim a algumas das reivindicações das oligarquias cafeeiras.
Mas a formação do Brasil também conta com um fato muito triste da história a Ditadura Militar, onde os militares assumiram o poder, onde todos os movimentos da oposição