DOSSI I Cap Tulo 4 Inovar Ou Morrer
1141 palavras
5 páginas
DOSSIÊ ICapitulo 4
INOVAR OU MORRER
Algumas pessoas procuram pelas coisas que deram errado e tentam repará-las. Eu procuro pelas coisas que deram certo e tento construir sobre as mesmas." Tom Peters.
A advocacia sempre se baseará na capacidade do advogado em encontrar soluções pouco comuns para problemas usuais. Eis o segredo dos grandes juristas Advogados por vocação são profissionais inconformados com formulas preestabelecidas e que buscam incessantemente pela inovação. Inovam porque são impulsionados a isso por diversas razões, mas o que os torna inesquecíveis è o nível de diferenciação que atingem, que os faz deixar como herança o conhecimento intelectual - ferramenta mestra do Direito.
Na opinião de Clemente Nóbrega, pensador gerencial, inovar è uma disciplina do que propriamente criatividade. O "feijão-com-arroz" jurídico nunca conduziu ninguém ao sucesso profissional. Muito menos o '"corta-cola-copia" ou o "CTRL+C/CTRL+V", tão comum nos tempos da informática. É preciso correr mais riscos do que a média e banir essas práticas que levam, a lugar nenhum. Não existe alternativa ou mesmo meio-termo.
Por acaso você já ouviu falar de Alexandre, o Pequeno? Imagine o quanto as empresas estariam na mão do governo (indefesas) se não existissem advogados inventivos e criativos para mudar o curso do rio?
Nenhuma tormenta negativista pode impedir o progresso que a inventividade humana produz. Ao mesmo tempo em que parte do conhecimento desintegra-se, outros são materializados para tomarem seu lugar. O que mudou foi a velocidade dessa troca.
Parte desse problema é explicado pela excessiva concentração na área técnica, relegando a segundo plano (ou atribuindo baixo valor) a tudo o que não se relaciona diretamente à Advocacia, ao Direito. Esse equivoco pode ser fatal no longo prazo. Para neutralizar situações de risco no futuro, o correto desenvolvimento da criatividade e inovação é uma excelente atitude para a descoberta de novas oportunidades. São elas que trarão