Dossi PPS
QUESTÕES PARA O DOSSIÊ:
1. Relate como a supervisão era concebida na Grécia Antiga?
R: A supervisão escolar corresponde a uma das atividades mais antigas de acompanhamento do ensinar e aprender um ofício, uma técnica ou uma profissão e desde muito cedo se incorporou ao ensino formal. A literatura que vem orientando a ação do supervisor na escola mostra-se preocupada com o ato de ensinar e educar e, também como este, vem se configurando, desde a Antiguidade. Segundo Marinho (1980, p.40), na Grécia Antiga a supervisão era considerada treinamento para estudantes.
2. Conceitue Supervisão, destacando suas atribuições e a relevância desta função na contemporaneidade.
R: A palavra supervisão é etimologicamente explicada da seguinte maneira: super (sobre) + visão (ação de ver), ou seja, ação de ver sobre, visão sobre, visão abrangente. A supervisão está relacionada à visão panorâmica de alguma coisa que, no nosso caso, são as ações promovidas no contexto educacional.
Atualmente, a concepção de supervisor e de supervisão escolar é revestida por profundas mudanças. Se antes o supervisor tinha uma função completamente técnica e burocrática, hoje ele é ligado fundamentalmente ao trabalho docente, orientando, coordenando, sendo parceiro no processo de ensino-aprendizagem. Porém, mesmo essa sendo a atual concepção de supervisão, ainda se ver freqüentemente, na prática, atuações impregnadas de influências pretéritas.
Na ótica de Rangel (apud Lagar et al., 2013, p. 45):
O supervisor não é um técnico encarregado da eficiência do trabalho e, muito menos, um controlador de produção; sua função e seu papel assumem uma posição social e politicamente maior, de líder, de coordenador, que estimula o grupo à compreensão – contextualizada e crítica – de suas ações e, também, de seus direitos.
Nesse sentido, o supervisor transcende a função meramente de inspeção e passa a coordenar o trabalho pedagógico. Nesse novo cenário ele torna-se um parceiro do