Doses de exposição à radiação em pacientes submetidos a exames de fluoroscopia
77
ISSN 1981-2841
DOSES DE EXPOSIÇÃO À RADIAÇÃO EM PACIENTES
SUBMETIDOS A EXAMES DE FLUOROSCOPIA1
DOSE OF EXPOSURE OF PATIENT IN
THE FLUOROSCOPY EXAMINATION
Cassiano Martins2 e Valnir de Paula3
RESUMO
A fluoroscopia é uma técnica de diagnóstico especializada aplicada em procedimentos cirúrgicos, que por meio da interação dos raios X com a matéria e por meio de um sistema de observação digital é empregada na sua forma mais dinâmica. Evita a necessidade de grandes incisões, acelera a recuperação do paciente, diminui o tempo de internação e a expectativa de possíveis infecções.
É um método que requer uma alta dose de radiação X, devido ao longo tempo de exposição do paciente ao feixe de raios X. Neste trabalho, enfatiza-se a taxa de dose na entrada da pele, o kerma. Através da avaliação do desempenho do equipamento, fatores técnicos e comparações dos níveis de kerma administrados com os níveis de referência, concluiu-se que as exposições dos pacientes permaneceram em níveis considerados aceitáveis, atendendo às diretrizes e normas de proteção radiológica, a aplicação máxima chegou a pouco mais de 1Gy, que é 50% da dose mínima necessária para ocorrência de dano na pele.
Palavras-chave: fluoroscopia digital, dose de exposição, kerma.
ABSTRACT
Fluoroscopy is a diagnostic technique applied to specialized surgical procedures, through the interaction of X-rays with flesh and through a system of digital observation this technique is employed at its most dynamic way. It avoids the need for large incisions, accelerates patient recovery, and decreases the hospitalization
Trabalho Final de Graduação - TFG.
Acadêmico do curso de Física Médica - UNIFRA.
3
Orientador - UNIFRA. E-mail: valnirp@terra.com.br
1
2
78
Disc. Scientia. Série: Ciências Naturais e Tecnológicas, S. Maria, v. 12, n. 1, p. 77-88, 2011.
time and the expectation of