Dosagem fenolicos totais
Curso de Farmácia
Disciplina de Farmacognosia II
Doseamento de fenólicos totais com reagente
Folin-Ciocalteu
Alunos:
Aline Magalhães Gonçalves
Bianca Augusta Pereira de Paula
Camila Tavares de Sousa
Flávia Caroline Silva Domingos
Gabrielle Kéfrem Alves Gomes
Juliana Alves dos Santos Silva
Letícia Vieira
Matheus Reis Martins
Sara Batista do Nascimento
Thaís Lorenna Souza Sales
Professor: Joaquim Maurício Duarte Almeida
Divinópolis/2013
Introdução
Os compostos fenólicos são metabólitos secundários, sintetizados pelas plantas durante o desenvolvimento normal e em resposta a condições de stress, tais como infecção, ferimentos, radiação UV, entre outros. Fenólicos incluem fenóis simples, ácidos fenólicos (derivados do ácido benzóico e cinâmico), cumarinas, flavonóides, estilbenos, taninos hidrolisáveis e condensados, lignanas e ligninas. Em plantas, compostos fenólicos podem atuar como atraentes para os polinizadores, participantes na pigmentação vegetal, antioxidantes e agentes de proteção contra os raios ultravioleta, entre outros6.
A quantificação espectrométrica de compostos fenólicos é realizada por meio de uma variedade de técnicas, todavia, a mais utilizada é com o reagente de Folin-Ciocalteu. O reagente consiste de mistura dos ácidos fosfomolibídico e fosfotunguístico7. Os fenóis totais em extratos de plantas reagem com o reagente redox específico, reagente de
Folin-Ciocalteu, para formar um complexo azul, que pode ser quantificado por espectrofotometria no visível. A reação geralmente fornece dados precisos e específicos para vários grupos de compostos fenólicos, porque muitos compostos mudam de cor de modo diferente devido a diferenças na massa de unidade, e da cinética de reação1.
O objetivo do presente estudo foi dosar os compostos fenólicos totais do fitoterápico
Novarrutina e das drogas vegetais Crataegus e Espinheira Santa, através do reagente de
Folin-ciocalteu e