dosagem de ácido úrico
Introdução
Alterações em seus valores para cima ou para baixo causam complicações como: gota, insuficiência renal, cálculo renal e etc. O Ácido Úrico é o produto final do metabolismo das purinas por ação de uma enzima, é um ácido encontrado de uma forma ionizada, a dosagem no sangue e na urina são de grande valor para o diagnóstico das alterações em seu metabolismo, o organismo humano não é capaz de metabolizar ou destruir uratos por isso para manter equilibrada as taxas de ácido úrico no organismo é necessário que ele seja eliminado pelo rim ou pelo intestino.
O objetivo desse experimento realizado em laboratório é medir a dosagem de ácido úrico para observar se está nos padrões de referência.
Objetivo específico fazer a dosagem de ácido úrico para entender a causa das variações e verificar se o valor dado pelo espectrofotômetro foi preciso.
Parte experimental
Materiais utilizados:
Tubos de ensaio
Pipetas
Reagentes de cor
Amostra biológica (soro)
Solução padrão
Procedimentos experimentais
Identificou-se 3 tubos de ensaio com B(Branco), P(Padrão) e T(Teste). pipetou-se 1,0ml de reagente de cor nos três tubos, pipetou-se a amostra 1,0ml no tubo Branco, 0,02ml no tubo Teste e 0,02ml no tubo Padrão. Pipetou-se a solução padrão 1,0ml no tubo branco, 1,0ml no tubo Teste e 0,02ml no tubo Padrão.
Os tubos ficaram em banho-maria por dez minutos à 37°C em seguida foram levados ao espectrofotômetro para fazer a leitura por absorbância com comprimento de onda 520nm.
Ácido Úrico + O2 + H2O uricase Alanteina + CO2 + H2O2
2H202 + DMBS + 4 Aminoantipirina deroxidase Antirilquinomina + 4H2O
Cálculos
Ácido Úrico = Absorbância do teste X 6 Absorbância padrão
Padrões de referência
Soro Homen : 2,5 a 7,0 mg/dl
Soro Mulher : 1,5 a 6,0 mg/dl
Resultados
Tubo T: 0,099
Tubo P: 0,029
Ácido Úrico = 0,099