dosagem de triglicerios

357 palavras 2 páginas
1. Identificação

Curso: FARMÁCIA
Disciplina: B. estrutural
Relatório nº: 2
Título da aula prática: Triacilgliceróis

2.Objetivo
Determinar absorbância e concentração de triacilglicerois na amostra, em que o paciente esteja em condições de jejum 12-14h e não ter ingerido bebida alcoólica. 3. Parte Experimental (ou Materiais e Métodos)
Identificou-se 3 tubos de ensaio como B (branco), T (teste) e P (padrão) e adicionou os seguintes componentes de acordo com a tabela abaixo.

//////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

B
T
P
Reagente de cor (lipase, glicerolquinase, glicerol 3P oxidase, peroxidase, 4AAp, 4-clorofenol)
2,0 mL
2,0 mL
2,0 mL
Amostra
-
20 mL
-
Solução padrão 200g/dL
-
-
20 mL Cada material foi pipetado utilizando a micropipeta. Logo após homogenizou-se cada tubo e colocou na cuba para banho maria 37°C durante 10min. O espectrofotômetro foi ajustado para leitura 505nm e zerado com o tubo B. Após mediu-se a absorbância dos tubos T e P.
-Soro com hemólise
-Reagente de cor
-Solução padrão 4g/dL
-Micropipeta
-Estante
-Cuba
-Espectrofotômetro

4. Resultados e Discussão
As reações enzimáticas acontecem de forma que: o TGC é hidrolisado (lipase) em ác. Graxos mais glicerol. Então glicerol +ATP forma (glicerol quinase) glicerol3P mais ADP. Glicerol 3P mais O² forma (glicerol 3 peroxidase) dihidroxiacetona maisH²O² e H²O² mais 4AAP mais 4clorofenol forma (peroxidase) o produto corado.
Foi obtido a absorbância de T=0,138 e P=0,249. Com esses dados, foi possível calcular o fator de calibração, onde o resultado foi igual a 803g/dL. Logo após, calculou-se a concentração de T, com um resultado de 110g/dL.

5. Conclusões
A determinação de triglicerídeos é importante no laboratório clínico para classificação de dislipidemias. É importante a correlação entre a hipertrigliceridemia e o risco aumentado de cardiopatia coronariana. Aumentam os níveis de

Relacionados

  • Morbilidade por Diabete
    10599 palavras | 43 páginas