Dosagem de concreto - corpo prova
O proporcionamento dos materiais do concreto, também conhecido por dosagem do concreto, é um processo através do qual é obtida a melhor proporção entre cimento, agregados, água e aditivos para produzir um concreto que atenda a certas especificações prévias.
Tendo como propósitos da dosagem obter um produto que atenda tais especificações, sendo a trabalhabilidade do concreto fresco e a resistência do concreto endurecido a uma idade definida, os requisitos normalmente mais importantes destas especificações.
Tendo também como propósito de dosagem dos concretos obter uma mistura de concreto que satisfaça os requisitos de desempenho ao mínimo custo possível; ou seja, pressupõe escolher os materiais componentes com base não só naqueles mais adequados, mas que também sejam disponíveis a preços razoáveis.
Sendo assim o objetivo amplo da dosagem do concreto pode então ser resumido como a escolha dos materiais adequados entre aqueles disponíveis e a determinação da combinação mais econômica destes que produza um concreto que atenda a certas características de desempenho mínimo.
TRABALHABILIDADE
A trabalhabilidade é definida pela, como a propriedade que determina o esforço necessário para manipular uma quantidade de concreto fresco com uma perda mínima de homogeneidade. O termo manipular inclui as operações das primeiras idades como lançamento, adensamento e acabamento.
A consistência, medida pelo ensaio de abatimento de tronco de cone ou pelo aparelho Vebe é usada como simples índice da mobilidade ou da fluidez do concreto fresco. O esforço necessário para adensar o concreto é regido pela suas características de fluxo e pela facilidade com que a eliminação dos vazios pode ser atingida sem abalar a estabilidade. A estabilidade é um índice simultâneo de capacidade de retenção de água (oposto de exsudação fenômeno cuja manifestação externa é o aparecimento de água na superfície após o concreto ter sido lançado adensado, porém antes de ocorrer sua