Dos Contos de fadas para a televisão
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito para obtenção de grau de Bacharel em Comunicação Social pela Faculdade de Comunicação Social da UFJF
Orientadora: Profa. Dra. Erika Savernini
Juiz de Fora Fevereiro de 2014
AGRADECIMENTOS
Agradeço à Faculdade de Comunicação, da Universidade Federal de Juiz de Fora, por todos esses anos de aprendizado e desenvolvimento profissional e pessoal.
Muito obrigada a todos os meus professores, especialmente à professora Erika, que me apoiou todo esse tempo. E os professores Meg e Leão, que se dispuseram tão prontamente a participar desse momento tão importante da minha vida.
Aos colegas de faculdade, com quem também aprendi muito e que tornaram o caminho percorrido muito mais divertido. Em particular, meu braço direito da Facom, Ti Fonseca, minha dupla de todos os trabalhos, seminários, provas, reportagens, mergulhões, parceiro em todos os “perrengues” desses quatro anos e meio.
Agradeço aos meus amigos, tanto os que estão perto, quanto os que estão longe, que foram verdadeiros parceiros e que me apoiaram sempre. Especialmente a Rad, que me “atura” há dez anos. Aos meus pais e minha irmã, que, com suas particularidades, cada um teve seu papel fundamental nessa conquista.
RESUMO
O presente trabalho tem como tema a transposição dos contos dos irmãos Grimm para a série Grimm. O objetivo geral deste trabalho é analisar como a estrutura do conto é transposta para os episódios da série, e a forma como o universo dos contos se adequa a uma ficção seriada de caráter investigativo. Foram escolhidos como objeto de análise seis episódios da primeira temporada da série, que têm relação com os contos mais conhecidos dos irmãos Grimm.
Palavras-chave: transposição midiática, ficção seriada, contos de fadas, Grimm
INTRODUÇÃO
Nesse trabalho, analisou-se a transposição de um texto literário para um texto televisivo de narrativa ficcional seriada.
Utilizamos como objeto da