DORT
CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM
DISCIPLINA: HIGIENE E BIOSSEGURANÇA
ANDRÉ FRANKILIN, EDGLEY GONÇALVES, GERLANE FRANÇA, GITTANNA KEILA, LUCÍLIA DIAS, MAILTON SALVADOR, SORAIA ALBINO
DISTÚRBIO OSTEOMUSCULAR RELACIONADO AO TRABALHO - DORT
CAMPINA GRANDE – PB
2013
ANDRÉ FRANKILIN, EDGLEY GONÇALVES, GERLANE FRANÇA, GITTANNA KEILA, LUCÍLIA DIAS, MAILTON SALVADOR, SORAIA ALBINO
DISTÚRBIO OSTEOMUSCULAR RELACIONADO AO TRABALHO - DORT
Trabalho realizado como pré-requisito para obtenção de nota referente à Avaliação Um da disciplina de Higiene e Biossegurança, ministrada pela Professora Ana Caroline Araújo da Costa, do Curso Técnico em Enfermagem - Faculdade Paulista de Tecnologia.
Campina Grande – PB
2013
1. INTRODUÇÃO
O corpo humano tem uma incrível capacidade de regenerar os tecidos lesionados por movimentos e esforços excessivos, mas precisa de um tempo para isso. Se as atividades que geraram o problema continuarem sendo repetidas, a lesão progride, e a dor torna-se cada vez mais constante.
São as tendinites, tenossinovites, bursites, síndrome do túnel do carpo e várias outras doenças agrupadas sob a denominação Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT).
Anteriormente denominadas lesões por esforços repetitivos (LER), essas doenças vêm crescendo em todo o mundo e são uma das principais causas de afastamento do trabalho. Mas as atividades profissionais não são as únicas vilãs. Esforços excessivos e repetitivos nos esportes, em tarefas domésticas e até nas horas de lazer na frente do computador ou do videogame podem favorecer o surgimento dessas enfermidades.
Com o advindo da Revolução tecnológica, as pessoas estão expostas a um ambiente profissional mais estressante, caracterizado pelas pressões de produtividade, competitividade e prazos; são mais sedentárias que as gerações passadas, em função das facilidades e