doroti
Renata Toqueton Castaldi
Orientador: Prof. Dnd. André Luis Centofante Alves
Resumo: A finalidade deste artigo é expor uma amostra de programa 5S o qual tem princípio dentro do programa de conexão dos novos funcionários ao planejamento estratégico de uma fábrica de Refinaria de Alumina em que a espaço possui centenas de funcionários com o 5S alinhado à sua rotina de trabalho e amplas dimensões.
A metodologia empregada a fim de abranger o programa de 5S da fábrica foi uma entrevista com o líder do programa no empreendimento, observação direta do lugar, check lists, análise de materiais utilizados em treinamentos, programações e check lists. Por meio de um questionário estruturado, o líder do programa respondeu a algumas perguntas.
Introdução
O 5S ou House keeping é um conjunto de práticas desenvolvidas no Japão e utilizadas primeiramente pelas donas de casa japonesas com a finalidade de envolver todos os membros da família na administração e organização do lar. Quando as empresas japonesas começaram a fixar-se o sistema de qualidade total (QT), no final dos anos 60, perceberam que o 5S seria um programa básico para o sucesso da QT. Esse programa básico pode ser conhecido por outros nomes, entretanto 5S é o mais usado e surgiu das iniciais das cinco técnicas que o integra: Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke. Há uma diferença técnica entre 5S e house keeping, pois este se limita apenas aos 3 primeiros “S”. Seiru significa organização, pôr as coisas em ordem conforme as regras ou padrões postos, isto é, mais exatamente “Separar e Descartar”. Seiton significa arrumação, ou seja, colocar as coisas no lugar certo ou organizado de maneira exata a fim de que sejam utilizadas prontamente, ou melhor dizendo de forma técnica, é “Ordenar e Organizar”. Seiso significa limpeza, “Limpar e Inspecionar”, acabar