Dor e cultura e Determinantes Sociais da saúde.
R: São estes fatores sociais, econômicos, culturais, étnicos/raciais, psicológicos e comportamentais. No geral, as condições sociais em que as pessoas vivem e trabalham.
Descreva dor pública e dor privada e esclareça sobre os aspectos sociais da dor.
R: Dor pública: Depende da interpretação individual da significância da dor, por exemplo, se a dor é considerada “normal” ou “anormal”. A dor vista como “anormal” tem maior probabilidade de ser levada ao conhecimento de outras pessoas.
Dor privada: É comum em sociedades que valorizam o estoicismo (na prática significa que o homem deve aceitar e suportar tudo de mal que lhe acontece, sem querer mudar as coisas ou as outras pessoas,o homem que aceita tudo, se conforma e sofre calado) e a força como sinal,por exemplo, rituais indígenas para provar a virilidade dos jovens e guerreiros das tribos, remetendo-se a um determinado padrão cultural e tradicionalíssimo. A dor implica uma relação social, de qualquer duração, entre a vítima e uma ou mais outras pessoas. A natureza dessa relação determinará, em primeiro lugar, se a dor será revelada, como será revelada e a natureza da resposta a ela. Comportamento de dor/indivíduo, sociedade/resposta ao comportamento de dor.
Esclareça sobre a “ linguagem da dor”.
R: Explicam a dor através de experiências físicas e emocionais em uma única imagem (dor cortante,dor ardente, sufocante). Dores quentes ou ardentes são tratadas com pelo resfriamento da causa,proporcionando o alívio. Dor que provoca gosto amargo ou azedo,está ligada às experiências culinárias da cultura,da linguagem e da tradição oral.
Conceitue Ritual e classifique os tipos explicando cada um.
R: Segundo Turner, é uma reafirmação periódica das condições sob as quais os indivíduos de uma determinada cultura devem interagir para que possa haver alguma vida