Doping
Índice
Introdução……………………………………….3
Doping……………………………………………4 e 5
Doping: drogas e métodos…………………….6 a 12
DOPING: É correcto? É voluntário?............. 13 a 16
Conclusão……………………………………. …17
Bibliografia………………………………………18
Introdução
Este trabalho foi realizado no âmbito da disciplina de Educação Física.
Como tema do trabalho, optei por tratar de um dos problemas mais graves, sérios e actuais do desporto: “o doping”. Optei por esta temática pois acho que hoje em dia o doping é um dos problemas mais actuais e também um dos mais preocupantes, não só pelo facto de falsear a “verdade desportiva” mas também porque esta prática é quase sempre muito perigosa para os próprios atletas.
Com este trabalho pretendo definir e explicar em que consiste a prática do doping, os vários métodos, técnicas e drogas usadas, explicando o que fazem, que capacidades físicas é que melhoram e quais os problemas que podem provocar a saúde dos desportistas. Pretendo também falar sobre certos casos famosos de doping, assim como reflectir um pouco sobre o que leva aos desportistas a tal prática.
Espero que este trabalho seja apelativo e informativo, e também espero explicar e tratar o melhor possível deste tema controverso.
Doping
O doping (ou dopagem) não é mais que um termo inglês que designa o uso de drogas ou substâncias que aumentam as capacidades físicas de atletas desportivos. O doping pode também ser considerado o uso de certas técnicas ou métodos que alteram o estado físico do desportista para aumentar o seu rendimento desportivo. Também é considerado doping o uso de substâncias que disfarçam outras substâncias dopantes, como é o caso dos diuréticos.
A prática de doping já é bastante antiga, tendo pelo menos mais de um século. Em 1904 Thomas Hicks ganhou a maratona recorrendo a doses enormes de conhaque e estricnina, para conseguir aguentar o desgaste físico da corrida. Como resultado, desmaiou assim que ganhou a maratona, tendo sido necessário várias horas