Doping, ética e espírito desportivo
1. Questões ligadas à ética no desporto assumem verdadeira importância nos nossos dias.
2. A ética desportiva visa estabelecer diretrizes que rejam o comportamento dos desportistas, de modo a que seja possível competir respeitando o adversário, reconhecendo o seu valor e competência, de forma a preservar um sistema desportivo civilizado.
3. Cabe ao sistema desportivo, enquanto sistema ético, produzir os códigos de valores morais que salvaguardam o respeito pelas regras do jogo. Cabe-lhe também controlar institucionalmente o cumprimento daqueles códigos.
4. A identificação de valores nos atletas é o que permite uma competição justa livre de: doping, violência, corrupção, ausência de espírito desportivo.
Definição de Espírito Desportivo:
1. O Espírito Desportivo é um dos temas fundamentais e fulcrais do futuro do Desporto, uma vez que exige uma atitude moral fundamental.
2. Segundo o que foi dito num comentário numa reunião do programa mundial Anti-Doping, “O espírito desportivo valoriza a inteligência, o corpo e o espírito do homem, que se distinguem pelos seguintes valores: ética, “Fair-Play” e honestidade, saúde, excelência no rendimento, carácter e educação, diversão e alegria, trabalho de equipa, dedicação e respeito pelas regras e leis, respeito por si e pelos outros participantes, coragem, comunidade e solidariedade”
3. Deste modo, o espírito desportivo não significa apenas o respeito pelas regras de jogo e oficiais, mas engloba sobretudo, um conjunto de comportamentos que o atleta deve manifestar, de forma a assegurar a sua integridade física e psicológica, respeitando o adversário. O desportista deve contar apenas com o seu talento e habilidade para tentar obter a vitória e recusar ganhar através de meios ilegais e violentos.
4. Enquanto adepto, o espírito desportivo engloba as noções de amizade, de desportivismo e de respeito pelos outros.
Definição de Doping:
1. Define-se doping como o uso de qualquer