Donald
Nº 26 Case-Study
Concorrência e adequação à realidade brasileira
McDonald’s
Há vinte e três anos a rede de lanchonetes McDonald’s ensinou ao Brasil a comer Big Mac e o que é “fast-food”. Disseminou a idéia dentro do país, construiu uma marca forte e consolidou-se como líder no segmento de refeições rápidas. Após tantos anos sem concorrentes de mesmo porte, o McDonald’s passa a temer pequenos vendedores ambulantes de cachorros-quentes que se transformaram num verdadeiro obstáculo para a McDonald’s e enfatizam a necessidade de adequar-se à realidade financeira do consumidor brasileiro.
Nota importante
Este case se destina exclusivamente ao estudo e discussão em classe, sendo proibida a sua utilização ou reprodução em qualquer forma. Direitos reservados ESPM/EXAME.
Este case foi elaborado por Cassandra S. da Silva, sob a orientação do professor Alexandre Gracioso, com base em publicações editadas no período de maio/02 a agosto/02.
Central de Cases ESPM/EXAME fone (11) 5085-4570, ou acesse o site da ESPM (www.espm.br/publicações).
1
I − Introdução Sinônimo de hambúrguer e fast-food, a rede McDonald’s consolidou-se entre grandes redes de restaurantes no país e tornou-se um exemplo de franquia sucesso. Ao longo dos anos, conseguiu introduzir na cultura brasileira o hábito comer hambúrguer de maneira rápida, sem perder tempo e ainda conviver com nossas particularidades harmoniosamente. as de de as
A empresa continuou na liderança por muito tempo sem enfrentar grandes dificuldades, uma vez que o mercado de fast-food não dispunha de pesados concorrentes. Hoje, a realidade exige mudanças. Há redes crescendo nesse mercado, restaurantes oferecendo boa comida com rapidez e, principalmente, há quem ofereça lanches tão rápido quanto o McDonald’s e a preços bem menores. São os chamados dogueiros, um termo abrasileirado para vendedor de hot-dog. São pessoas que circulam com minivans, pequenos carros de carga