Domínios morfoclimáticos
*Domínio Amazônico: corresponde à área onde se estende a floresta amazônica. Floresta densa com árvores de tamanhos variados. Média de 26̊C ao ano. Chuvas abundantes o ano todo. Relevo formado por depressões e planaltos de baixa altitude por ande correm muitos cursos da água.
*Domínio do Cerrado: concentra-se na região do centro oeste. Vegetação rasteira e retorcida, pouco densa. Possui duas estações bem definidas, uma seca e outra chuvosa com médias anuais de 24̊C. Relevo formado por planaltos e chapadas, formas mais salientes de relevo, com encostas abruptas e topo com superfícies plana.
*Domínio da caatinga: abrange extensas áreas da região do nordeste e de Minas Gerais. Plantas adaptadas à escassez de água. Clima mais seco do Brasil e chuvas mal distribuídas. Depressões e planaltos com altitudes entre 200m e 800m.
*Domínio dos Mares de Morros: estende-se desde o Rio Grande do Sul, até Pernambuco, por todo o litoral. Predominam serras e planaltos muito desgastados pela erosão. Era originalmente recoberto por florestas tropicais. Nas áreas remanescentes o clima é muito úmido em razão dos ventos oceânicos.
*Domínio das Araucárias: estende-se pelos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Clima subtropical e ocupa áreas com planaltos de grandes altitudes. Vegetação formada por gimnospermos como pinheiros e araucárias. Estações bem definidas, com verão quente e inverno frio.
*Domínio das pradarias: apenas se estende pelo estado do Rio Grande do Sul. Relevo suavemente ondulado. Também chamado. Relevo formado principalmente por plantas rasteiras como gramíneas. Clima subtropical com chuvas bem distribuídas durante o ano todo.
*Faixas de Transição: áreas intermediárias que saparam dois ou mais domínios. Podem agrupar características de seus domínios próximos.
*Mata dos Cocais: floresta de transição entre Caatinga e Amazônia principalmente no Maranhão e Piauí. Arvores de tamanhos bem definidos e com clima úmido. Apresenta