Domínios de Intervenção da psicologia
O campo da Psicologia da Educação é muito rico e diverso, abrangendo por isso vários domínios.
- Orientação escolar e vocacional
- Orientação na elaboração de planos de estudo para os alunos;
- Preparação de manuais escolares;
- Intervenção ao nível da elaboração dos planos curriculares e métodos de ensino;
- Trabalho ao nível da motivação de alunos; prevenção do abandono escolar;
- Elaboração de planos curriculares específicos para alunos com necessidades educativas especiais;
- Criação de escolas de pais;
- Elaboração de projetos para combater a iliteracia, ao nível da população geral ( a um nível um pouco diferente);
- Trabalho no ministério da educação com o objectivo de auxiliar na elaboração de políticas educativas (a um nível mais elevado);
Psicologia em portugal
Se nos países evoluídos a Psicologia ainda está a nascer – em termos de consistência científica - em Portugal, a sua introdução nas universidades, e na sociedade, é muito mais recente, com apenas algumas dezenas de anos.
O número de pessoas formadas em Psicologia em Portugal é muito elevado tendo em conta a população, e as universidades continuam a formar, a cada ano que passa, centenas de novos licenciados em Psicologia.
Cresce assim o número de licenciados em Psicologia que não encontram trabalho nessa área, bem como as frustrações de quem apostou numa carreira, eventualmente de sucesso, no topo do conhecimento, que afinal se traduz num enorme fracasso.
Tudo isto acontece porque no interior da profissão/ciência, ninguém se preocupou em definir regras, nomeadamente os primeiros Psicólogos formados em Portugal. As universidades, por sua vez, apenas se preocuparam com o número cada vez maior de alunos e cursos, pois é daí que advêm as suas receitas. E no exterior, naqueles que deviam determinar os acessos às universidades e às profissões, de acordo com as necessidades reais e previsíveis do país, também nada se fez. Nos governos, os ministérios da