Domínio espanhol do império Asteca
A expedição de Cortez em 1519 foi a terceira a explorar a costa mexicana, e este ao saber da existência do Império Asteca inicia uma lenta progressão ruma ao interior. Ela contava com 11 navios que levavam 508 soldados, 16 cavalos e 14 peças de artilharia e o império Asteca estendia-se aproximadamente por uma superfície de mais de 200.000 km² e tinha uma população de aproximadamente cinco a seis milhões de habitantes, altamente evoluídos econômico, político e socialmente.
Levando isso em consideração por que Hernán Cortez conseguiu dominar o império Asteca com relativa facilidade?
A superioridade da tecnologia militar dos espanhóis. Cortez pode vencer os Astecas como uso de armas de fogo especialmente canhões e cavalos que os astecas desconheciam.
Os astecas guerreavam de modo diferente dos espanhóis, em vez de matar o inimigo, perdiam tempo aprisionando-os para sacrificá-los ao seu deus da guerra.
A Ajuda de aliados locais. As populações submetidas pelos astecas, sendo obrigada a lhes pagar tributo, aliaram-se aos espanhóis contra um inimigo comum. E depois a Contaminação por doenças trazidas pelos espanhóis. Sem proteção natural contra doenças como varíola, tuberculose e gripe, trazidas pelos europeus, grande parte dos Astecas adoeceu e morreu facilitando a conquista.
Outro fator importante a ser considerado é que os astecas achavam que a chegada dos europeus era a concretização das profecias, dessa forma os europeus foram recebidos como deuses pelos astecas. Por uma extraordinária coincidência esse era o último ano do ciclo de 52 anos dos astecas e o ano em que eles temiam que o deus Quetzalcoatl voltasse do exílio para destruí-los. Assim sendo Montezuma julgando que os espanhóis fossem deuses, não ousou lutar contra eles. Recebeu-os pacificamente na cidade, não demonstrou resistência mesmo quando fizeram prisioneiro. Mais quando os soldados espanhóis atiraram quanto uma procissão religiosa, os astecas reagiram.
Em três anos (1519 até 1521)