domissanitarios
HIPOCLORITO
Agente tóxico: Os hipocloritos tambernsao utilizados em antissepticos medicinais caseiros, dos quais os maisconhecidos sao 0 liquido de Dakin (soluçao contendo 0,5% a 0,6% dehipoclorito de sodio) e a agua de Labaraque (soluçao contendo 4% a 6%de hipoclorito de sodio associado a cloreto e hidroxido de sodio).
Os produtos comerciais, utilizados com finalidade desinfetante, normalmente contem, na sua formulaçao, hipoclorito de sodio (cerca de 6%), sal e um agente alcalino, como o hidroxido ou carbamato de sodio. o principal efeito lesivo produzido pelos desinfetantes a base de hipoclorito e a corrosao da pele e das mucosas, consequente a um mecanismo duplo: a açao oxidante do cloro e a açao dos agentes alcalinos. As soluçoes mais acidas sao as mais perigosas, pois liberam cloro livre e acido hipocloroso, sendo este ultimo pouco ionizavel, podendo penetrar profundamente nas mucosas. Portanto, em razao do baixo pH estomacal, a mucosa gastrica e a mais sensivel aos efeitos toxicos produzidos pelos hipocloritos .
Sinais e Lesões
A ingestao de compostos contendo hipoclorito produz disfagia, sialorreia,, vomitos geralmente sanguinolentos e disturbios circulatorios,com hipotensao e choque . Os seres humanos relatam dor intensa na boca, no esOfago e no estomago.
Tratamento
Quando há ingestão de produtos à base de hipoclorito, administra-se leite ou água para promover a diluição do agente tóxico. Recomenda-se também o uso de demulcentes, como o sucralfato e, se disponível, a administração de solução de tiossulfato de sódio (também chamado de hipossulfito de sodio, o qual age inativando o ion cloro) , Da mesma maneira que o preconizado, quando ha ingestao de substancias corrosivas,a lavagem gastrica e a produçao de vomito so devem ser realizadas se nao houver corrosao pronunciada da mucosa do trato gastrintestinal. Etotalmente desaconselhado o uso de antidotos acidos, pois pode haver aumento da formaçao de acido hipocloroso