Dominó
O dominó é um jogo de tabuleiro, que surgiu no continente Asiático, mais especificamente na China. O seu criador foi um soldado chinês, chamado Hung Ming.
A palavra dominó provém do latim “domino”, “senhor” e evolui para o francês “domino”, de onde mais tarde foi adaptado para o português.
Tradicionalmente o dominó é feito de marfim, osso ou madeiras escuras. É comum as peças trazerem pontos de cores diferentes associadas ao número representado.
Regras do Jogo Dominó
O jogo tem quatro participantes, que formam duas duplas, devendo sentar em posições alternadas. * Jogadores - 4. * Peças - 28 peças com lados variando de 0 a 6. * Distribuição - 7 peças para cada participante. * Objetivo - fazer 50 pontos.
Definições
* Peça de dominó - é uma peça composta por duas pontas, cada uma com um número (exemplos de peças: 2-5, 6-6, 0-1). * Encaixar peça - quando uma peça é colocada ao lado de outra que tem pelo menos um número em comum (exemplo: 2-5 encaixa com 5-6). * Extremidades do jogo - são as peças livres da ponta, cujos lados estão em aberto para que outras peças sejam encaixadas. * Passar a vez - quando o jogador não tem nenhuma peça que encaixe em qualquer extremidade. * Jogo trancado - quando nenhum jogador possui alguma peça que encaixe em qualquer extremidade. * Trancar o jogo - quando um jogador joga uma peça que cause o trancamento do jogo. * Bater o jogo - quando um dos jogadores consegue ficar sem peças na mão, tendo encaixado todas elas.
O Jogo
As peças são "embaralhadas" na mesa, e cada jogador pega 7 peças para jogar. O jogador que começa a partida é o que tem a peça 6-6. Ele inicia a partida colocando esta peça no centro da mesa. A partir daí, joga-se no sentido horário. Cada jogador deve tentar encaixar alguma peça sua nas peças que estão na extremidade do jogo, uma por vez. Quando um jogador consegue encaixar uma peça, a vez é passada para o próximo jogador. Caso o jogador não tenha nenhuma peça