Dominios naturais
Domínios naturais e recursos hídricos do Brasil
Manaus – AM
Ana Clara Maia de Sousa
2º ano “A”
Matutino
Domínios naturais e recursos hídricos do Brasil
Manaus – AM
Introdução
Os domínios naturais são definidos por inúmeras variáveis, entre as quais se destaca o clima, que condiciona as diferentes paisagens vegetais, e a distribuição dos recursos hídricos. Fatores tais como desmatamento e o consumo intensivo da água doce vêm provocando impactos irreversíveis nos ciclos naturais e ameaçando a biodiversidade.
O território brasileiro pode ser regionalizado a partir dos elementos naturais, denominado de Região natural, que corresponde a extensas áreas no qual há concentração de um específico elemento natural.
O Brasil, por possuir um território de extensão continental, favorece a formação de distintas formas de vegetações e climas, denominado pelo Geógrafo Aziz Ab’Saber de domínios morfoclimáticos, nesses estão inseridos aspectos do relevo, clima e vegetação, apresentados em diversas paisagens espalhadas pelo Brasil.
O Brasil tem aproximadamente 16% das águas doces do planeta, distribuídas desigualmente. Sempre houve grande dependência dos recursos hídricos para o desenvolvimento econômico. A água funciona como fator de desenvolvimento, pois ela é utilizada para inúmeros usos diretamente relacionados com a economia (regional, nacional e internacional).
Domínios naturais do Brasil
Domínio é o conjunto natural em que há interação entre o clima e os elementos relevo ou vegetação determinantes. Possui o domínio certa ordem de grandeza, geralmente apresentando-se como uma área menor que o bioma. Neste conjunto há certa coerência nos aspectos de relevo, tipos de