Dominios morfoclimaticos e Biomas brasileiros
MATA ATLÂNTICA
Desde 1500, esse bioma tem sido destruído pelo homem para a construção de cidades e para uso agrícola de suas terras. Apresenta-se como formação vegetal latifoliada, perene, heterogênea, densa e hidrófila.
CAATINGA
É o único bioma exclusivamente brasileiro, ocupando uma área de 734 478 km.Sua biodiversidade é pouco conhecida.Estima-se que tenha 932 espécies de plantas,380 das quais exclusivas da caatinga.
CERRADO
O Cerrado é segundo bioma mais extenso do Brasil, superado apenas pelo amazônico. A vegetação de cerrado está associada ao clima tropical típico, com uma estação chuvosa e outra seca e caracteriza-se pela associação de espécies vegetais diferentes: pequenas árvores retorcidas e arbustos em seu estrato superior misturam-se à vegetação rala e rasteira composta de gramíneas em seu estrato inferior.
PANTANAL
O bioma do Pantanal apresenta espécies de quase todos os biomas brasileiros: caatinga, campos, floresta tropical e cerrado. Ocupa terras do Paraguai, da Bolívia e 140 mil km só no Brasil (estados e Mato Grosso do Sul), constituindo-se na maior área úmida continental do mundo ,com altitudes que variam entre 100 e 200 m,banhada pelo rio Paraguai e seus afluentes. MATA DE ARAUCÁRIA
Também chamada de mata dos Pinhais, a floresta aciculifoliada ocupava as região mais altas da região sul, principalmente no estado Paraná. Formação vegetal aberta e espaçada possui poucas espécies, com o predomínio de pinheiros que aparecem associados á erva-mate, ao cedro e á imbuia. O clima típico dessa floresta é o subtropical. Além da pequena diversidade vegetal, sua fauna compõe-se de alguns roedores, insetos e aves.
CAMPOS SULINOS
São formações vegetais em que predomina a vegetação herbácea, comum em áreas planas de clima subtropical. No sul do país, a vegetação é constituída por