DOMINIO PUBLICO
No planejamento urbano existe uma das maiores responsabilidades, que é criar cidades que sejam convenientes para a diversidade urbana, com qualidade de seus espaços públicos, como ruas, calçadas, praças, e que muitas vezes estão relacionados com a natureza e a constituição dos espaços privados.
1 – Público e Privado
Público e Privado são áreas cujo acesso é oposto um ao outro. Podemos dizer que “Publico” é uma área dirigida para todos a qualquer momento, tendo um sentido coletivo. “Privado” é uma área mantida por um pequeno grupo ou uma determinada pessoa, tendo um sentido individualista. Exemplos de áreas públicas são escolas, hospitais, parques, ruas e muitos outros. Já as áreas privadas, muitas delas são empresas, estádios, shoppings ou até mesmo as residências, e muitos outros. Todas as pessoas querem ser aceitas na sociedade, se inserir, ter um lugar só seu, todo comportamento em geral na sociedade é na verdade determinado por papéis nos quais a personalidade de cada indivíduo é afirmada pelo que os outros veem nele. Em nosso mundo experimentamos entre coletividade e individualidade exagerada. O autor Herman Hertsberg nos mostra que nem o individualismo e nem o coletivismo apreendem o todo da humanidade, a humanidade como um todo. Ele mostra que o individualismo vê a humanidade apenas na relação consigo mesma, mas o coletivismo não vê o homem de maneira alguma, vê apenas a “sociedade”.
2 - Demarcações Territoriais
Outros exemplos de onde existe público e privados é em várias demarcações territoriais, uma casa em uma área aberta, dependendo do grau de acesso, podem ser vistas como uma área pública ou privada. O quarto de uma residência na maior das hipóteses é um espaço privado em comparação com a sala e cozinha em que mora.
No mundo encontramos gradações de demarcações territoriais, que as vezes o grau de acesso é uma questão de legislação, mas em geral é exclusivamente uma questão de convenção, que é respeitada por todos.
Os termos público e