dominio espanhol e brasil holandes resumo
no seculo XVII, os horlandeses ocuparam parte do nordeste brasileiro. Nas cidades pernambicanas e Recife e Olinfa encontramos herança dessa ocupaçao em casase sobrados, ruas e pontes.
UNIAO IBERICA
A União Ibérica foi um período histórico que teve início após o falecimento do Rei D. Sebastião. Essa perda abalou o governo de Portugal e,consequentemente, suas colônias de exploração, como o Brasil.
D. Sebastião não possuía herdeiros diretos, assim o Cardeal Dom Henrique, que era seu tio avô, acabou proclamado rei de Portugal. Porém, dois anosdepois, Dom Henrique também acabou falecendo.
Começou, então, uma disputa pela posse da Coroa Portuguesa. O vitorioso foi o rei da Espanha Filipe II. Nesse momento, aconteceu a união ibérica, ouseja, a união das duas coroas ibéricas com o comando de único rei.
O domínio espanhol sobre Portugal gerou uma crise no começo do século XVI.
O reinado espanhol em Portugal chegou ao fim em 1640,quando o Duque de Bragança foi coroado rei de Portugal com o título de D. João I.
INVASOES HORLANDESAS
O Brasil foi invadido pelos holandeses por duas vezes. No ano de 1624 ocorreu a possede Salvador, que durou um ano, e em 1630 eles tomam Pernambuco, controlando quase todo o Nordeste por 24 anos, tendo como principal objetivo a comercialização do açúcar.
De todas as regiõesnordestinas, a mais abastada do mundo no cultivo de açúcar era Pernambuco, e como o objetivo dos holandeses era o controle deste produto na Europa, Pernambuco foi um alvo importante durante as invasõesholandesas.
Os holandeses pretendiam alcançar a região dos engenhos, porém, eles foram obstruídos pelas Milícias dos Descalços – guerrilheiros que tinham o intuito de fazer oposição às invasões.
No ano de1637 chegou a Pernambuco, designado pela Companhia das Índias – empresa instituída pela Holanda para avalizar a comercialização do açúcar brasileiro -, o conde Maurício de Nassau, militar