Domingo
V.M., Meus Queridos IIR.
2ª Preleção – Comp. Maç.
TEMA: O SIGNIFICADO DO DOMINGO
A palavra é originária do latim dies Dominicus, que significa "dia do Senhor".
Existe, nessa mesma acepção, em castelhano (Domingo), italiano (Domenica), francês (Dimanche) e em todas as línguas de origem latina. Povos pagãos antigos reverenciavam seus deuses dedicando este dia ao astro Sol o que originou outras denominações para este dia, em inglês diz-se Sunday, e no alemão Sonntag, com o significado de "Dia do Sol".
Domingo, sendo o dia do Sol, como o nome do primeiro dia da semana, é derivado da astrologia egípcia, onde os sete planetas, conhecidos em inglês como Saturno, Júpiter, Marte, Sol, Vênus, Mercúrio e a Lua, cada um tinha uma hora do dia que lhes é atribuído, e para o planeta, que foi regente durante a primeira hora de qualquer dia da semana, deu o seu nome a esse dia.
Por ser Roma uma cidade cosmopolita e sede de um vasto império, afluíram a ela povos de diversas culturas, que incluíam na bagagem cultural inúmeras crenças, as quais eram recebidas e reconhecidas pelos romanos. Entre elas, teria-se associado às crenças dos latinos, sabinos e etruscos a reverência ao primeiro dia da semana.
Em outras línguas e países, ainda permanecem expressões oriundas de cultos pagãos e deuses mitológicos antigos, como aqueles oriundos dos babilônicos, com base no fato do 1º dia a semana ser dedicado ao deus Shamash, o Sol (o senhor do culto solar) segundo as crenças daquele povo, bem como dos assírios e egípcias, que reverenciavam como deus maior o sol, o deus Rá. Sem contar os tantos outros povos adoradores do Sol, como as civilizações anteriores.
Em 7 de março de 321, Constantino Primeiro, o Grande, decreta que o domingo seria observado como dia repouso civil obrigatório:
"Que no venerável dia do sol os magistrados e as pessoas residentes nas cidades descansem, e que todas as oficinas, estejam fechadas,