Dom Quixote
PARTE I: Sobre o autor e o contexto histórico-social da Idade Média
1. Faça uma breve biografia do autor Miguel de Cervantes.
Miguel de Cervantes Saavedra nasceu na cidade de Alcalá de Henares, Espanha, na suposta data de 29 de setembro no ano de 1547 e morreu em 23 de abril de 1616 na cidade de Madri.Cervantes foi um importante dramaturgo, poeta e novelista. Entre suas obras está o famoso Dom Quixote de La Marcha, também considerada como a primeira novela moderna, é utilizado e admirado até os dias de hoje.
2. Sobre o contexto da época em que se foi escrita a obra, pesquise a Idade Média dos seguintes pontos de vista:
a. Como a sociedade estava organizada;
No topo da pirâmide social está a nobreza feudal: senhores feudais, cavaleiros, condes, duques, viscondes.Logo após o clero: membros da Igreja Católica. A terceira camada da sociedade era formada pelos servos , camponeses e pequenos artesãos.
b. Como era a vida do senhor feudal, do clero e do camponês;
A Nobreza possuia terras e arrecadava impostos dos camponeses. O clero tinha poder, pois possuía credibilidade visualizada pela sociedade. Eram isento de impostos . Os servos deviam pagar várias taxas aos senhores feudais, tais como: corveia, trabalho de 3 a 4 dias nas terras do senhor feudal, talha, metade da produção, e banalidades, taxas pagas pela utilização do moinho e forno do senhor feudal.
c. Quem era e o que faziam os cavaleiros medievais;
Os cavaleiros medievais eram guerreiros que faziam parte da nobreza. Eles cuidavam da proteção dos feudos dos senhores feudais e reis, e da conquista de terras para os mesmos.
d. A mobilidade social era possível? Por quê?
A sociedade medieval era hierarquizada, o que quer dizer que a mobilidade social praticamente não existia, isto é por motivo de sua organização de deveres e importância social.
e. Importância do cristianismo na formação do indivíduo;
A igreja influenciava o comportamento e as formas de pensar do indivíduo da Idade Média
f.