DOM QUIXOTE DE LA MANCHA
1. A obra.
Dom Quixote é uma paródia dos romances de cavalaria da Espanha. A edição original teve 126 capítulos e foi divida em duas partes – uma lançada no ano de 1605 e a outra em 1615. O autor narra a história de Dom Quixote, um homem já de idade avançada que se afunda nos livros e acaba perdendo o juízo, ele acredita que os romances que leu realmente aconteceram, e resolve sair pelo mundo como um cavaleiro andante, imitando os heróis dos livros. Dom Quixote passa pelas terras de Catalunha, Aragão e La Mancha junto a Sancho Pança, seu fiel escudeiro e Rocinante, seu cavalo. Durante esse passeio ele vive muitas aventuras, que na maioria das vezes são fruto de seu delírio.
2. Autor.
O autor, Miguel de Cervantes (1547-1616), teve seu livro considerado como o melhor romance já escrito. Pouco se sabe sobre seu nascimento, mas supõe-se que tenha nascido em Alcalá de Henares, município espanhol. Escrevia romance, teatro e poesia mas as duas edições que publicou de Dom Quixote foram consideradas suas maiores obras primas. Cervantes serviu ao exército, passou 5 anos em cativeiro e foi preso, mas nada disso fez com que deixasse a escrita de lado - supõe-se que escreveu a primeira parte de Dom Quixote quando estava encarcerado. Morreu em Madrir, em 23 de abril de 1616.
3. Qual é a relação entre a vida do autor e a obra?
Muitos pesquisadores afirmam que Cervantes se inspirou em sua própria vida quando escreveu Dom Quixote, já idoso ele teria escrito o livro como se suas memórias. Os mesmos afirmam que há relatos de que o autor tenha perdido o juízo por se dedicar tanto a leitura (assim como o seu personagem), o que o levou a criar a obra de um modo tão criativo e cheio de fantasias.
4. Repercussão da obra.
A obra teve seis edições no mesmo ano de sua publicação, algo nunca visto anteriormente, e foi traduzido para o inglês e o francês. No ano de 2002 foi escolhido como a melhor obra de ficção de todos os tempos. O maior atrativo da