Dom Predo 1°
Seu nome completo era Pedro de Alcântara Francisco Antônio João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon. Tornou-se príncipe real em 1816, após o seu pai ter recebido o trono de Portugal.
Nesta época casou-se com Carolina Josefa Leopoldina, arquiduquesa da Áustria. A Família Real retornou para Portugal em 1821, D.Pedro I permaneceu como Príncipe Regente do Brasil, logo a corte de Lisboa solicitou através de um decreto o retorno do príncipe à Portugal.
No “Dia do Fico” D. Pedro I firmou sua permanência no Brasil, o que desagradou Portugal. Após ser rebaixado pela corte de Lisboa a delegado das cortes, em viagem para a capital paulista, proclamou a independência do Brasil em 7 de setembro de 1822.
Rompeu os laços com os seus pais e com Portugal, sendo coroado imperador do Brasil. Porém, apesar de sua popularidade e postura liberal dissolveu a Assembleia Constituinte, e entre diversas crises políticas, perante o falecimento de seu pai, retornou à Portugal para ocupar o trono português como Pedro IV.
Depois da impopularidade desencadeada pela Guerra da Cisplatina, a não possibilidade de ocupar dois tronos, e atritos políticos; abdicou o trono brasileiro em favor de seu filho Dom Pedro II, na época com cinco anos de idade. Retornou a Portugal como duque de Bragança, travou uma guerra civil contra o irmão Dom Miguel que havia usurpado o trono em seu lugar.
Derrotou o irmão em 1832, após invadir Portugal com uma força expedicionária que organizara nos Açores. Faleceu no palácio Queluz, aos 36 anos de idade, vítima de