Dom Casmurro
O livro Dom Casmurro é um romance brasileiro, obra de Machado De Assis, escrito em 1899, mas publicado no ano seguinte, sendo uma das grandes obras do autor. Trecho 1:
Moço rico, Bento vive protegido pela mãe D. Glória, que depois da morte de seu primeiro filho ela jura que seu segundo filho será padre em agradecimento a Deus. Capitu que era vizinha e desde crianças os dois brincavam de fazer missa. Ao decorrer do tempo ele começou a gostar de Capitu sem ela saber e depois descobriu que ela também gostava dele. Ele prometia rezar mil padre-nossos e mil ave-marias se seus desejos se realizassem, mas os desejos foram se realizando e as promessas se acumulando, o juramento de sua mãe se transformou em angustia, pois bento falava que seria tudo menos padre. Bentinho começou a se encontrar as escondidas com Capitu, correndo risco de serem vistos juntos. A mãe de Bento já estava decidida em mandar ele para o seminário mesmo ele não querendo, Capitu ao saber ficou triste, e com medo de acabar o amor entre eles dois, fizeram juramentos juntos. Bentinho e Capitu tentaram varias formas para ele fugir do seminário e não deram certo. Capitu estava mesmo apaixonada por Bentinho e resolveu esperar. Trecho 2:
Bentinho conheceu Escobar no seminário, e tornaram melhores amigos, e somente para ele Bentinho contava seus segredos, e juntos os dois convenceu a mãe de Bentinho tirar ele do seminário. O tempo passou e chegou o dia em que Bentinho casou-se com Capitu e Escobar casou com Sancha (amiga de Capitu), Bentinho formou-se em direito e Escobar ficou como comerciante, tempo depois Escobar teve uma filha chamada Capitu, depois de muitas tentativas Bentinho e Capitu conseguiram ter um filho que se chamava Ezequiel ( o primeiro nome de Escobar). Depois disso com um laço de amizade combinaram ir a Europa todos juntos,