Dom Casmurro
Autor: Machado de Assis
Nº de páginas: 223
Personages principais e características: Bentinho – inseguro, dependente, tímido. Capitu - inteligente, prática, personalidade forte e marcante.
Personagens secundárias: Dona Glória, Pedro de Albuquerque, Cosme, José Dias, Justina, Senhor Pádua, Dona Fortunata, Padre Cabral, Escobar, Sancha, Capitolina, Ezequiel.
Ambiente físico: Bairro Engenho Novo, Rua de Matacavalos, seminário, São Paulo, Europa.
Ambiente social: De amor, alegria, tristeza, brigas, desentendimentos.
Tempo cronológico ou psicológico: O tempo é cronológico, pois existem várias referências de datas no decorrer da história, como: em 1865, Bentinho e Capitu se casam.
Descreva o trecho da obra que você mais gostou e justifique: Quando Bentinho deixou o seminário, pois assim, ele e Capitu puderam viver o seu grande amor.
Dê outro final para a história: Que Bentinho deixasse seu ciúme e suas dúvidas de lado, acreditasse na fidelidade de Capitu e vivesse feliz com ela e seu filho Ezequiel.
Enredo:
Bentinho é órfão de pai e criado por sua mãe D. Glória que faz uma promessa de que Bentinho seria destinado à vida sacerdotal.
No entanto, a vida no seminário não o atrai, pois, gostava de Capitu, filha dos vizinhos. Apesar de ter feito a promessa D. Glória sofre com a ideia de separar-se do seu único filho. José Dias, o agregado da família, ajuda Bentinho a abandonar o seminário e, em seu lugar, ordena-se um escravo.
Correm os anos e com eles o amor de Bentinho e Capitu. Entre o namoro e o casamento, Bentinho se forma em Direito, e se reencontra com um ex-colega de seminário, Escobar, que acaba se casando com Sancha, amiga de Capitu.
Do casamento de Bentinho e Capitu nasce Ezequiel. Escobar morre e, durante seu enterro, Bentinho fica indignado com estranha forma que Capitu contempla o cadáver de Escobar. A partir daí, os ciúmes vão aumentando. Á medida que cresce, Ezequiel se torna cada vez mais parecido com Escobar. Bentinho muito