Dom Casmurro, Resenha
A narrativa se inicia explicando o título da obra, onde bento encontra um rapaz de seu bairro em um trem, que acaba recitando versos de poemas para ele e, como bentinho estava cansado, acabou fechando os olhos algumas vezes, isso logo fez com que o rapaz interrompesse a leitura, colocando seus versos no bolso. No dia seguinte, o poeta apelidou-o como dom casmurro, que tem como significado de uma pessoa calada e metida.
Com seus 15 anos, Bento morava numa casa em Matacavalos onde vivia com sua mãe Dona Glória,junto com tio Cosme, prima Justina , e o agregado José Dias. Dona Glória que havia perdido seu primeiro filho, fez uma promessa a Deus que se seu segundo filho nascesse com vida, esse iria para o seminário e se tornaria padre, e assim nasceu Bento. Em uma tarde, José dias lembrou-a de que já estava no tempo de cumpri-la. Bentinho, que escutou a conversa escondido atrás da porta, logo foi visitar Capitu, sua amiga de infância, para contar-lhe sobre a notícia. No momento que ia contar-lhe o que aconteceu, ele leu o muro em que segundos antes Capitu estava escrevendo com um prego, e lá estava “ Bento e Capitolina”. Foi assim que de repente, um sentimento começou a se despertar em bentinho.
Depois de conversar com Capitu sobre o seminário, eles começaram a bolar um plano para evitar a separação dos dois, sendo assim, contaram com a ajuda de José Dias para convencer Dona Glória a não cumprir a promessa. O que mais tarde, acabou não dando certo.
Depois de Capitu e bentinho darem seu primeiro beijo na casa dela, em um momento que ele estava escovando os cabelos da amiga, os dois começaram a ter uma relação de sentimentos fortes. Quando o dia que Bento iria para o seminário estava próximo, os dois fizeram um juramento que só se casariam um com o