Dom casmurro- literatura
1.INTRODUÇÃO 5 2.OBJETIVO 5 3. CONTEXTO HISTÓRICO 5 3.1 Contexto brasileiro: 5 4. CONTEXTO CULTURAL 6 5. CONTEXTO LITERÁRIO 6 6.PERSONAGENS 7 6.1 Protagonistas 7 7. ENREDO 7 8. BIOGRAFIA DO AUTOR 8 9.CONCLUSÃO 10 10. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 11
1.INTRODUÇÃO
Dom Casmurro é um romance escrito por Machado de Assis em 1900 e conta a história de um velho solitário e frustrado com a vida, busca por meio da narrativa rememorar e compreender fatos do passado : o romance com Capitu , o período do seminário, o relacionamento com familiares e amigos , o casamento desfeito , enfim , aquilo que transformou o menino – puro e ingênuo – no velho – solitário e infeliz .
2.OBJETIVO
Este trabalho tem como objetivo trazer aspectos relacionados a obra de Machado de Assis “Dom Casmurro”
3. CONTEXTO HISTÓRICO
A partir da segunda metade do século XIX, a Europa passa por grandes e significativas mudanças. Muitas delas responsáveis pela constituição das sociedades ocidentais de hoje.
A burguesia começa a, definitivamente, tomar espaço. Com isso, os interesses burgueses, industriais e materialistas passam a imperar; as cidades industriais se desenvolvem e o grande contingente de operários que nelas passa a viver e trabalhar revolta-se; agitações politicas espalham-se pelo continente. Aprofundamento das distâncias sociais (burguesia e proletariado) gerando a formação de sindicatos e o início das lutas de classes.
Ao mesmo tempo, a ciência – sobretudo a natural – passa por um desenvolvimento tão intenso que, com seus métodos de experimentação e observação da realidade, se torna a única apta a explicar o mundo .
3.1 Contexto brasileiro: * Crises sucessivas no regime monárquico. * Revoltas generalizadas em todo o território nacional. * Guerra do Paraguai * Trocas sucessivas de Gabinetes. * Agitações militares. * Campanhas pela Abolição da escravatura. Luta de classes divididas por interesses antagônicos. * Campanha