Dom casmurro- Acusaçao
……………Por outro lado devemos lembrar da grande inclinação de Capitu para a dissimulação. Desde muito jovem ela dá conselhos astutos à Bentinhos e arquiteta planos para que ele possa se livrar do Seminário “usando” José Dias. A forma como ela manipula o jovem mostra sua esperteza e dom de interpretação.
…O fato da jovem permanecer feliz após a separação faz transparecer a desigualdade de proporção entre os sentimentos de ambos. Enquanto Bentinho se martirizava sonhando com um reencontro, Capitu mantinha o bom humor e as boas relações.
A semelhança entre Ezequiel, o filho do casal e Escobar, o amigo que teria motivado a traição não pose ser desconsiderada. Os olhares trocados por Capitu e ele, o dia em que Bentinho voltou mais cedo do teatro e encontro o amigo em sua casa, as lágrimas de Capitu no enterro de Escobar… existem evidências. PERFIL PSICOLOGICO DOS ENVOLVIDOS
Bento Santiago ou Bentinho: É o narrador e pseud. autor daobra. Na velhice, momento da narração, é um homem fechado,solitário e triste. As lembranças de um passado dolorosotornaram-no um individuo de poucos amigos. Desde menino, fo-ra sempre mimado pela mãe, pelo tio Cosme, por prima Justinae pelo agregado José Dias. Isso o tornou um individuo inse-guro e dependente, incapaz de tomar decisões por conta pró-pria e resolver seus próprios problemas. Essa insegurançafoi, sem dúvida, geradora dos ciúmes e da suspeita de adul-tério que estragaram sua vida.
Capitolina ou Capitu:
Ao contrário de Bentinho, é muito se-gura de si; desde menina aproveitou-se da desatenção dospais para firmar-se em suas ideias e princípios. Capitu éforte e determinada, sempre procurando atingir seus objeti-vos, como acontece em relação à conquista de Bentinho e