Dolomita
Elementos analisados na rocha
Brilho: O brilho é vítreo, perláceo em algumas variedades.
Cor: O mineral é branco com raios transparente a translúcidos.
Dureza: A dureza entre 3,5 e 4,0 na escala de Mohs.
Relatório Mineralógico
Minerais encontrados no fragmento de rocha
É um mineral de carbonato de cálcio e magnésio CaMg(CO3)2, muito abundante na natureza na forma de rochas dolomíticas, utilizado como fonte de magnésio, sobretudo para a fabricação de materiais refratários.
Origem dos minerais e da rocha
Dolomita é um mineral de rocha sedimentar, essa rocha ao ser triturada dá origem ao calcário dolomitico.
As rochas sedimentares são formadas por três processos principais: pela deposição (sedimentação) das partículas originadas pela erosão de outras rochas (conhecidas como rochas sedimentares clásticas); pela deposição dos materiais de origem biogênica, e pela precipitação de substâncias em solução.
Ambientes de formação da rocha
A origem da dolomita constitui um grande enigma geológico, não se sabendo muito ainda sobre a sua gênese. São propostos modelos hidrotermais, com fluidos vindos de grandes profundidades, através de falhas geológicas também muito profundas; modelos de origem a partir de interação microbial em ambientes hipersalinos; modelos de misturas de águas doce e salgada, entre inúmeros outros. As dolomitas são formadas quando o líquido (água) onde os sedimentos de rocha estão dispersos, se torna saturado. As rochas químicas em geral formam cristais.
O processo de formação de dolomita primária recente é restringido extremo dos ecossistemas tais como esteiras bacterianas em lagoas e lagos altamente salinos.
Utilização econômica dos minerais que compõem a rocha
A Pedra do Mineral Dolomita é utilizada com objetivos de melhorar a saúde mental das pessoas, seus