dois tres quatro
Com tal montagem você conseguirá facilmente um jato de água de 50 cm de altura, de modo continuo, por mais de 20 minutos, usando apenas como energia inicial, o trabalho de colocar uma garrafa cheia de água numa plataforma elevada. A fonte de Heron (e suas variantes) é o que apresentaremos nesse trabalho.
Materiais:
a) 3 placas quadradas, de madeira, a primeira contendo um furo central de 3 cm;
b) 2 madeiras para a lateral, com mais ou menos 1 metros e 50 cm; c) 2 garrafas de refrigerante;
d) 1 bacia de plástico, redonda, com um furo central em seu fundo de 2,5 cm;
e) uma mangueira de silicone;
f) 2 tampas de garrafas com dois furos para a passagem da mangueira;
g) uma conta gotas para a saída da agua, formando então o chafariz.
Montagem:
1) colocamos a mangueira nos furos da garrafa;
2) colamos a bacia na primeira plataforma, e fedamos bem para não passar o ar;
3) colocamos água até o gargalo na garrafa superior e adaptamos a uma tampa de garrafa bem firme (não pode vazar ar). Colocamos essa garrafa na segunda plataforma e encaixamos um dos pedaços da mangueira na extremidade inferior da garrafa e um sem encostar na água.
4) com a garrafa de cima cheia de água, para funcionar, basta colocar um pouco de água na bacia, até cobrir a boca do tubo que estará dentro da bacia.
5) colocamos o conta gotas dentro do pedacinho da mangueira que sobrou dentro da bacia, para sair a água quando formar o chafariz.
Funcionamento:
A energia inicial para o funcionamento do sistema foi dada quando você colocou a garrafa na prateleira de cima. Com isso ela adquiriu energia potencial gravitacional em relação à garrafa de baixo. Essa energia potencial inicial mais a pressão atmosférica manterão o funcionamento até que se esgote a água da garrafa superior.
A água colocada na bacia, penetra na mangueira e vai até a garrafa inferior, comprimindo e forçando a saída de ar dessa garrafa, pela outra mangueirinha. O ar que dela sai, entra na garrafa