Dois jogos de pensar
Qual a relação entre "jogo de verdade" e "jogo de linguagem"? Do primeiro, aproximam-se Heidegger e Foucault, interessados seja na essência da verdade, seja na sua historicidade. Do segundo, Wittgenstein, empenhado em desvendar as condições dos enunciados. Este artigo discorre sobre as implicações desses posicionamentos, procurando enfatizar o papel que neles desempenha a questão do ser.
Palavras-chave: jogo de verdade; jogo de linguagem; Foucault; Wittgenstein
SUMMARY
How are related notions such as "game of truth" and "language game"? The former is associated with Heidegger and Foucault, whose interest is either the essence of truth or its historicity. The latter, with Wittgenstein, who tries to unveil the conditions of meaning of statements. This article discusses the implications of this opposition, emphasizing the role played by the question of being.
Keywords: game of truth; language game; Foucault; Wittgenstein
Não deixa de ser intrigante que, ao tratar do pensamento, Michel Foucault e Ludwig Wittgenstein se inspirem na atividade do jogo. Mas por que o primeiro sublinha o lado da verdade e o segundo a questão do sentido? Como se distinguem e se entrelaçam "jogo de verdade" e "jogo de linguagem"?
Encarregado de escrever o verbete "Foucault", publicado no Dictionnaire des Philosophes, de Denis Huisman, François Ewald não hesita em recorrer ao mestre e amigo; este, por sua vez, não se faz de rogado, entregando-lhe algumas notas, publicadas posteriormente sob o pseudônimo significativo de Maurice Florance. O filósofo se apresenta como historiador crítico do pensamento, colocando-se assim explicitamente na boa linhagem kantiana. Mais tarde, quando retoma o problema da moral e traz para o primeiro plano a noção de sujeito, começa a flertar com a Fenomenologia do espírito, aliás, livro que costuma abrir aos franceses a porta de acesso a Hegel. No entanto, a despeito de sua luta contra a fenomenologia, é Heidegger, temperado com uma boa dose de