dois irmãos
. HATOUM, Milton. Dois irmãos. São Paulo : Companhia de Bolso, 2006. 198 p
Biografia
Milton Hatoum Nasceu em 19/08/1952, em Manaus (Amazonas), onde passou sua infância inteira e algum tempo da sua juventude, logo em 1967 mudou-se para Brasília, se formou em arquitetura, trabalhou como jornalista cultural, depois foi professor Universitário de História da Arquitetura. Foi professor tradutor, contista e romancista colecionador de prêmios literários.
Até o momento todos os seus livros foram premiados seu primeiro romance (Relato de um certo Oriente(1990).Em 2000 publicou o romance Dois irmãos que ganho prêmio Jabuti-3 lugar na categoria romance/indicado para o prêmio (IMPAC-DUBLIN),eleito o romance brasileiro no período 1990-2005.Logo depois Cinzas do norte (2005), sobre o seu livro mais recente Órfãos dôo Eldorado (2008)por enquanto não conseguiu nenhuma premiação pelo qual.
O autor sempre aborda em suas obras sobre sua cidade natal Manaus,Milton Hatoum aborda em seus livros sobre as conseqüências de aniquilamento das convenções e se reflexo na desorganização..
Resumo da Obra
A história mostra a vida de uma família focada nas discussões de dois irmãos gêmeos sendo eles. Omar o “caçula” indisciplinado e intempestivo podendo ter reações agressivas, vive nos bares e em baladas e Yacub totalmente diferente da personalidade de seu irmão: Introvertido e dedicado aos estudos, trabalhador, esforçado e centrado. Na mesma casa mora Domingas empregada da família e seu filho Nael “Narrador”, um menino cuja infância foi marcada por ser filho de uma empregada e não saber quem era o seu pai. Quando Nael resolve ir pesquisa quem é seu pai, começa a olhar todos e tudo na casa sabendo que o seu pai estaria entre os gêmeos começa a história da ruína de uma família.
Tudo começa quando por ironia dos destino os dois gêmeos em sua infância se apaixonam pela mesma mulher Lívia,logo depois quando completam 13 anos e seu pai decide mandá-los