DOIS ESTUDOS SOBRE O CAR TER SIMIESCO DOS INDESEJ VEIS
1737 palavras
7 páginas
DOIS ESTUDOS SOBRE O CARÁTER SIMIESCO DOS INDESEJÁVEISO texto aborda as teorias evolucionistas e mostra como elas transformaram o pensamento humano no século XIX.
A recapitulação estabelece diferenças hierárquicas entre os grupos humanos. Todas as partes do corpo foram examinadas, medidas e pesadas e chegou-se a conclusão que os adultos que conservam traços infantis ou simiescos são inferiores àqueles que conseguiram desenvolver esses traços. Assim, as pessoas inferiores haviam permanecido estagnadas num estágio ancestral dos grupos superiores. Após as análises, concluiu-se que a raça branca ou europeia situa-se no topo da evolução, enquanto a negra ou africana e as mulheres ocupam uma posição inferior.
Já a neotenia estabelece o contrário da recapitulação, ou seja, é superior aquele que conserva os traços da infância e se desenvolve mais lentamente. Portanto, os grupos superiores conservam até o estágio adulto suas características infantis, enquanto os inferiores chegam à fase superior da infância e logo degeneram e adquirem características simiescas. A partir desta teoria concluiu-se que as mulheres são superiores, mas não se reconheceu o mesmo em relação aos negros, apesar de se acreditar que no futuro eles alcançariam a evolução da raça branca. Essa teoria foi muito criticada porque não reconheceu a raça oriental como a mais evoluída de todas, apesar de suas características.
Posteriormente, em 1971, um novo argumento neotênico postulou a inferioridade dos negros a partir da análise sensório-motor e do QI de bebês e crianças da raça negra em comparação com a raça branca. Porém foi ignorado o fato de que crianças negras geralmente vivem em meios mais pobres, o que pode provocar um QI inferior.
Para LOMBROSO, a criminalidade estaria ligada às características físicas e genéticas herdadas de antepassados. Para sustentar sua tese, criou a antropologia criminal, revelando anatomias que seriam próprias de delinquentes. Elencou como tais: orelhas em forma de asa,